Aula de Biologia

A sistemática filogenética- é uma metodologia de classificação dos seres vivos. Para agrupar os indivíduos, a Filogenética utiliza o fator ancestral descendente, ou seja, ela estuda a relação que os organismos têm uns com os outros organismos, estabelecendo um grau de parentesco entre eles.
Sistemática Filogenética- Proposta por Willy Hennig, em 1950, é uma metodologia de classificação dos seres vivos, onde os principais fatores de agrupamentos são característicos que determinados indivíduos têm. Diferente da Sistemática Evolutiva.
A sistemática Filogenética- utiliza o fator ancestral-descendente para agrupar os indivíduos. Por exemplo: 2º a sistemática evolutiva, peixes é um grupo aceito como classe. Porém não é aceito pela Sistemática filogenética, pois se sabe que os peixes não tiveram sua evolução a partir de um mesmo ancestral. Assim a Sistemática Filogenética procura analisar caracteres que estavam presentes em um grupo ancestral e como esses caracteres se manifestam em um grupo descendente. Sistemática Filogenética. Utiliza caracteres morfológicos, fisiológicos, comportamentais, moleculares, entre outros. (podendo estabelecer uma história evolutiva).
àClado Gênese- corresponde a um processo evolutivo que gera ramificações nas linhas de organismos ao longo de sua história evolutiva e implica em especiação biológica. Portanto as novas espécies se formam por irradiação adaptativa, isto é, apartir de grupos que se isolam da população original e se adaptam a diferentes regiões. Depois de longo tempo de isolamento, as populações originam novas espécies. A especiação é o processo pelo qual uma espécie divide-se em duas, que então, evoluem em diferentes linhagens.
àAnagênese- é a evolução progressiva de espécies que envolvem uma mudança na freqüência genética de uma população inteira em aparição a um evento de ramificação cladogênese. 
àPlesiomorfia- Condição primitiva de um caráter. É o termo empregado em Clasística para designar características consideradas primitivas dentro de uma linguagem.
àApomorfia- Condição derivada de um caráter. Termo usado para definir uma característica, mas recente derivada de outra já existente (ancestral).
àSinapomorfia- Apomorfia compartilhada por clados irmãos. Sinônimo de homologia secundária. São caracteres homólogos apomórficas compartilhados por dois ou mais táxons.
àMonofilêtico- Grupo formado por um ancestral e todos os seus descendentes. Em cladéstica chama-se monofilitico a um clado (táxons) que de acordo com o conhecimento, mas recente sobre as suas características anatômicas egenéticas inclui todas as espécies derivadas de uma única espécie ancestral, incluindo esse mesmo ancestral.
EX.: O agrupamento dos répteis e aves foram um grupo monofilitico porque descende de um ancestral comum. 
àPolifilético-grupo resultante da exclusão de um grupo parafilítico (grupo resultante da exclusão de um ou, mas grupos manofiliticos do menor grupo monofilitico de que fazem parte) do menor grupo monofilitico de que fazem parte.
àDicotomia- divisão em duas partes; classificação que se baseia na divisão e subdivisão em dois, fase em que a lua apresenta metade do seu dico. Bem e mal.
àPolitomia- divisão de um assunto, de uma classificação etc... em muitas partes.Divisão de uma coisa em várias partes

0 comentários:

Postar um comentário